Dia Mundial da Alimentação

> Notícias > Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se todos os anos, desde 1981​, a 16 de outubro. Nesta data do ano de 1945, foi fundada, no Quebec (Canadá), a FAO – Organização das Na​ções Unidas para a Alimentação e Agricultura. Esta organização tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produt​ividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais.

“Água é vida, água é alimento. Não ​deixar ninguém para trás” é o tema de 2023. É necessário chamar a atenção para a fome e promover ações efetivas que gara​ntam um futuro para a alimentação, as pessoas e o planeta. É essencial não ver a água como garantida e começar a melhorar a forma como a usamos nas nossas vidas quotidianas.

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais da nossa escola assinalou a data realizando algumas atividades ao longo da semana. No dia 16 de outubro o “Bom Dia” foi dedicado ao Dia Mundial da Alimentação, com a visualização do vídeo oficial da FAO para este ano e do vídeo sobre hábitos saudáveis, da responsabilidade da nutricionista Raquel Cruz. Foi também lançado um desafio à comunidade escolar para que nesse dia tivessem pelo menos um comportamento saudável (não beber refrigerantes, comer legumes nas principais refeições, etc.), tendo sido realizado um inquérito, posteriormente, na plataforma Google Forms, para apurar os resultados do desafio. Na portaria da escola, foi montado um painel dedicado ao Dia Mundial da Alimentação, onde em cada dia da semana, foram disponibilizadas receitas saudáveis, cedidas pela Gaveta d’Ingredientes, acessíveis através de um QRCode, e colocadas frases sobre a importância da água e sua preservação (essas frases foram incluídas em todos os Bons Dias dessa semana).

Juntos, podemos criar um futuro alimentar mais sustentável para todos.