Salesianos

Sobre nós

> Sobre nós

História dos Salesianos de Évora

A Congregação Salesiana, fundada por São João Bosco na cidade de Turim, tem como objetivo a educação da juventude, prestando a maior atenção à formação integral de cada jovem, isto é, cuidando do desenvolvimento das dimensões pessoais: intelectual, social, afetiva, moral e transcendente.

Os Salesianos encontram-se na cidade de Évora desde 1926. Contudo, desde 1920, que o arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição, perante o grave problema social  de abandono em que viviam muitos jovens, adolescentes e crianças da cidade, pensou nos Salesianos.
Trocou larga correspondência com o Superior Geral dos Salesianos, Pe. Filipe Rinaldi e os seus esforços foram coroados de êxito. Em 1926, o Pe. Luís Sutera, superior dos Salesianos em Portugal toma posse da Quinta da Saudade, também chamada Telhal Grande ou Horta do Leitão, junto às Portas de Alconchel, uma quinta que o Arcebispo D. Manuel Mendes da Conceição havia comprado.

As condições da Quinta, porém, nem de longe nem de perto, eram as necessárias para receber os jovens necessitados de apoio. Eram indispensáveis obras urgentes. Os padres Luís Sutera e Carlos Frigo, incansáveis, puseram mãos à obra. Outros lhes sucederam: os padres José Bernardino Rodrigues, Francisco Leite Pereira, José da Silva Lucas, Pedro Vicente Morais… Não faltaram hostilidades e incompreensões, mas o trabalho, a persistência e a dedicação dos primeiros Salesianos tudo ultrapassaram.

Atualmente, os níveis de ensino que constituem a oferta educativa dos Salesianos de Évora são Creche, pré-escolar; 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

A Proposta Educativa dos Salesianos de Évora projeta o referencial educativo salesiano, situando a educação numa gramática que vai para além da escolar, a gramática do coração, constituindo-se, assim, como uma reposta capaz de proporcionar ao jovem aquilo que é próprio da sua natureza, “sonhar coisas grandes, buscar horizontes amplos, ousar mais, ter vontade de conquistar o mundo, ser capaz de aceitar propostas desafiadoras e desejar contribuir com o melhor de si mesmo para construir algo”(Papa Francisco).

A presença Salesiana em Évora, para além do Colégio, estende-se a outros ambientes, nomeadamente, Cooperadores Salesianos, Antigos Alunos e ADMA, MJS, Solsal, ArtiSport, Livraria Salesiana, Musicentro, Paróquia, Agrupamento de escuteiros e comunidade formadora (teólogos). Todos eles têm desempenhado um papel fundamental na história dos Salesianos de Évora.

Oratório de S. José de Évora

A Évora salesiana começou como “Oratório”, em 1927. Durante muitos anos a obra dos salesianos foi chamada “Oratório de S. José, de Évora”. Em janeiro de 1927, porém, surgiu como complemento do Oratório, a Escola Primária, com três alunos.

O grupo coral e uma banda musical dirigida pelo Pe. Pedro Morais revelaram-se muito importantes como fatores de formação juvenil e de transformação social. 

Até à década de 50, a obra “Oratório de S. José”, nascida na maior pobreza e sujeita a enormes provações, estruturalmente, não recebeu transformações significativas.

Em 1949, graças a alguns benfeitores, com destaque para o conde de Vil’Alva, foi possível substituir as humildes instalações originais por um novo edifício, o que permitiu o alargamento do ensino a todo o 1.º ciclo liceal.

A igreja de Nossa Senhora Auxiliadora que, em 1966 passou a ser igreja paroquial, foi construída e inaugurada em 1965.

Em 1992, teve início a construção de um moderno complexo escolar com a participação do Programa de Desenvolvimento Escolar para Portugal (PRODEP), construção inaugurada em 1994 e que permitiu e extensão do ensino ao 3.º ciclo do ensino básico.

No ano letivo de 2003/2004 foi inaugurado o pavilhão desportivo “D. Bosco”, atualmente um dos melhores do distrito de Évora, que se encontra aberto à população para eventos de diferentes índoles. Nos dois anos letivos seguintes, a escola inaugurou a nova cantina e abriu as portas ao ensino pré-escolar.

O ano letivo 2011/2012 iniciou-se com uma novidade, a abertura do ArtiSport, estrutura que, à semelhança da sua congénere nascida na Escola Salesiana de Lisboa, há mais de três décadas, passa a dinamizar a oferta das atividades extracurriculares nos Salesianos de Évora, procurando seguir o carisma do fundador dos Salesianos, acolhendo todos na sua casa de braços abertos, num ambiente formativo integral e em espírito de família, fortalecendo, desta feita, os laços com a cidade em geral e com a comunidade circundante em particular.

De Externato Oratório de S. José a Salesianos de Évora - Colégio

Em 2012/2013 a escola alterou o seu nome de “Externato Oratório de S. José” para “Salesianos de Évora – Colégio” e, no ano seguinte, teve início a renovação dos espaços interiores da escola. Cada nível de ensino passou a estar alocado ao respetivo corredor, o que veio potenciar o desenvolvimento do sentimento de pertença dos alunos, a sua comodidade, bem-estar e alegria. Este foi também o ano que marcou o início do projeto SolSal – Solidariedade Salesiana, que tem como missão acompanhar e formar crianças e jovens, à luz do sistema preventivo de D. Bosco, na expetativa que lhes seja possível encarar o futuro com esperança e fé.

O ano letivo 2015/2016 iniciou com a implementação de um novo desafio: a abertura do nível de ensino secundário.