Visita de estudo a Vila de Rei e Constância

> Notícias > Visita de estudo a Vila de Rei e Constância

No dia 16 de fevereiro de 2024, as turmas do 11ºA/B e do 7ºA visitaram o Centro Geodésico de Portugal e o Centro de Ciência Viva de Constância.

Ao longo da viagem foram apreciando a Natureza e relembrando alguns termos e conceitos das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia.

Durante a parte da manhã, os alunos visitaram o Museu do Marco Geodésico, onde viram vários instrumentos de orientação, como o astrolábio, o sextante, entre outros e como se distribuíam, bem como as diferenças entre os vários tipos de marco geodésico.

Após a visita, os alunos do 7º ano completaram um crucigrama e uma sopa de letras propostos  pelo Professor de Geografia, enquanto que os alunos do 11º ano estiveram a conviver e a desfrutar da paisagem incrível ao redor do Marco Geodésico de primeira ordem.

A parte da tarde serviu para conhecer o Parque de Astronomia de Constância, onde almoçaram e participaram em três atividades: 

  • Física do voo, onde tiveram a oportunidade de entrar num avião da Força Aérea Portuguesa e experienciar um girascópio (instrumento de treino dos astronautas);
  • Exposição sobre os planetas do Sistema Solar;
  • Planetário, onde puderam visualizar como estava a disposição astronómica desse dia e várias outras curiosidades, tais como as constelações e signos.

Os alunos consideraram a visita de estudo muito interessante, agradável e adequada à aprendizagem e ao conhecimento do mundo que nos rodeia.

Sara Silva (11ºA)