Os nossos princípios de aprendizagem

Estratégia Educativa

> Estratégia Educativa

Os Salesianos de Évora, que contam já com uma longa trajetória de dedicação e interesse por tudo quanto está relacionado com a educação, oferecem, em cada momento, o melhor a todos quantos hão de viver num mundo em constante transformação. Para isso, contam com um Projeto Educativo capaz de responder, adequadamente, às mais exigentes expetativas de quem lhes confia a educação dos filhos.

O ano letivo 2021/22 é particularmente desafiante pois o tema pastoral proposto convida alunos e educadores a sair de si, da sua zona de conforto e a dar testemunho com a sua vida fé, do seu amor a Deus, indo ao encontro dos outros. Para além disto, pretende-se também que ao longo deste ano seja possível recuperar alguma da “normalidade” que estes anos de pandemia nos privaram.

As linhas orientadoras desta Estratégia Educativa passam por:

  • Valorizar a formação integral dos alunos e a capacidade de integrar os saberes da cabeça, do coração e das mãos. A pedagogia salesiana parte da convicção de que “em todo o jovem há algo de bem”, por isso, é importante que cada educador possa descobrir este ponto. É importante pôr à prova a flexibilidade das nossas capacidades e habilidades e reinventar-nos.
  • Preparar os alunos para o trabalho, para a cidadania e para a vida no século XXI. Conhecimento, compreensão, competências para a vida e competências para a ação são os pilares do projeto educativo, que se assumem como a razão operativa da ação educativa ao constituírem-se como indicadores de realização das planificações e projetos.
  • Reconhecer os alunos como participantes essenciais da aprendizagem, incentivar o seu compromisso ativo e desenvolver a compreensão da sua própria atividade.
  • Reconhecer a importância da dimensão sócio afetiva, que assume na escola um papel fundamental no desencadear dos processos cognitivos, numa interligação indissociável entre inteligência/cognição e afetividade/emoção. O acolhimento, a escuta, a motivação, o conhecimento do aluno e o “espírito de família” do ambiente educativo são requisitos favoráveis para o crescimento e desenvolvimento da pessoa.
  • Personalizar processos, atendendo à singularidade de cada aluno. Uma vez que a pessoa aprende de variadíssimas formas e seleciona múltiplas vias para adquirir competências, a educação deve reorganizar-se à volta de cada “trajetória pessoal de aprendizagem”. A motivação e a capacidade para aprender de forma autónoma são essenciais para essa personalização, porque reduzem a dependência do professor e dos estilos de instrução baseados na aula tradicional.