No próximo 19 de fevereiro, celebramos com profunda alegria e gratidão o Centenário da presença salesiana em Évora.
Cem anos de história não se constroem sozinhos: são fruto do sonho e da fé de muitos, do trabalho generoso de tantos e da confiança de todos os que connosco caminharam.
Com gratidão recordamos os Salesianos, educadores, colaboradores, famílias, antigos alunos e benfeitores que, ao longo deste século, deram o seu inestimável contributo para que a pedagogia e a espiritualidade salesiana florescessem nesta cidade e a cidade florescesse com esta presença salesiana.
Hoje, sentimos renovado o convite a servir os jovens com dedicação, oferecendo-lhes uma educação integral que une saber, valores e fé, e uma evangelização cristã que fala ao coração, abrindo horizontes de esperança. Fazemo-lo com a mesma entrega e ousadia criativa de Dom Bosco, atentos aos sinais dos tempos e confiantes em Maria, a Auxiliadora, e na ação do Espírito Santo que nos inspira a atualizar e inovar a nossa vivência do carisma e da pedagogia salesianas.
Neste ano pastoral, ecoa entre nós o apelo: “Desperta, há um lugar para ti”. É um convite a todos – bebés, crianças, adolescentes e jovens, famílias, docentes e não docentes, salesianos, família salesiana, colaboradores, simpatizantes – para que descubram no projeto salesiano o seu espaço de pertença, crescimento e missão.
Celebrar 100 anos é agradecer o passado, viver com intensidade o presente e abrir, com esperança, as portas do futuro.
Feliz centenário!
Pe. David Teixeira
Diretor