Alunos do 10º ano visitam laboratórios de Geociências da Universidade de Évora

> Notícias > Alunos do 10º ano visitam laboratórios de Geociências da Universidade de Évora

No passado dia 22 de novembro os alunos do 10ºA (curso de Ciências e Tecnologias) visitaram os laboratórios de Geociências da Universidade de Évora, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

À chegada, os nossos alunos tiveram direito a uma visita guiada pelas instalações e à explicação sobre os materiais e aparelhos utilizados para a análise da constituição das rochas, cortesia da D. Sandra Velez, Assistente Técnica.

De seguida, o desenvolvimento da atividade foi realizado pelo Diretor do Departamento de Geociências, Professor Jorge Pedro, que levou os alunos a embarcar pelos milhões de anos da história da Terra. Falou-se de lâminas delgadas, microscópio petrográfico, análise petrográfica, geoquímica, micrómetros e pós abrasivos, tendo os alunos ficado aptos para observar ao microscópio petrográfico uma lâmina delgada, que continha ouro. Após esta descoberta preciosa, seguiram caminho para o laboratório de Paleontologia, onde ficaram a conhecer a Professora Ausenda Balbino e o seu estudo sobre os fósseis de dentes de tubarão. Chegados ao primeiro piso, cada aluno teve a oportunidade de observar lâminas delgadas ao microscópio petrográfico, recorrendo a diferentes técnicas.

A visita de estudo terminou com um convite para que os alunos regressassem aos laboratórios para outro tipo de atividades ou até para a realização de uma aula de campo.

A avaliação da visita de estudo, por parte dos alunos, foi bastante positiva. Fica o agradecimento à Universidade de Évora e, em particular, às pessoas acima mencionadas, pelo acolhimento, disponibilidade e ensinamentos que nos transmitiram.

Iremos regressar, com certeza!