“A TERRA TREME” – Salesianos de Évora preparam-se para risco sísmico

> Notícias > “A TERRA TREME” – Salesianos de Évora preparam-se para risco sísmico

Os sismos estão entre os fenómenos naturais com maior poder destrutivo.  

Frequentemente, ouvimos notícias da ocorrência de sismos um pouco por todo o planeta e Portugal situa-se numa zona vulnerável a sismos. 

Nesse sentido, e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade decorreu, na nossa escola, nos dias 4 e 7 de novembro, a atividade “A Terra Treme, e agora?”, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança, da Câmara Municipal de Évora e orientada pelo Engenheiro Nuno Camelo. Os alunos aprenderam que é necessário conhecer e saber aplicar as medidas de autoproteção, a fazer – BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR e compreenderam que pôr em prática os conhecimentos adquiridos pode ajudar a salvar vidas. 

Todos os anos se realiza o exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pois é importante relembrar as regras básicas de segurança incluindo alguns cuidados a ter antes, durante e depois de um sismo. Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. 

Este ano realizou-se no passado dia 9 de novembro, às 11:09h, e a nossa escola, pelo segundo ano consecutivo, inscreveu-se e participou. A essa hora, e durante um minuto, toda a comunidade escolar executou os 3 gestos que salvam. 

Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!