Mensagem do Diretor para o Ano 2022/2023

> Mensagens e Comunicados > Mensagem do Diretor para o Ano 2022/2023

Levanta-te e Celebra!  – Tema educativo-pastoral 2022/23
Dá o melhor de Ti! – Mote dos XXVII JNS em Évora 2023

Somos filhos espirituais de um Sonhador, S. João Bosco, que buscou em cada momento da sua vida dar o melhor de si, para celebrar as graças de Deus que foi recebendo diariamente. 

A sua vida foi um contínuo levantar-se, perante tantas e tantas dificuldades e contrariedades, começando pela perda do seu pai aos dois anos. Apesar disso, ensinado pela sua mãe Margarida Occhiena, aprendeu a confiar plenamente n’Aquela a quem louvava três vezes ao dia na sua infância. Por isso, nunca deixou de levantar-se das “pancadas” da vida, das contrariedades, para realizar a sua vocação e fazer o que a Mãe Auxiliadora lhe indicava. E sempre celebrou tudo quanto Deus lhe concedia. Exemplo máximo disso, a eucaristia celebrada já nos últimos meses da sua vida, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Roma, onde, muitíssimas vezes interrompia o rito da missa, chorando e afirmando: “Foi Ela quem tudo fez!”.

Sim, foi Ela quem tudo fez, mas, onde S. João Bosco também tudo fez, dando sempre o melhor de si, gastando-se totalmente ao serviço dos seus jovens, como afirmariam os médicos como motivo da sua morte: morreu gasto.

Este é também o nosso desafio: dar o melhor de nós mesmoslevantando-nos dos nossos comodismos, das quedas que a vida nos faça ter, confiando totalmente na Mestra, e celebrando com aquela Alegria que nasce da esperança e confiança em Deus que é Pai. Assim, com toda a certeza, que o ano letivo 2022/23 será de excelência, acolheremos com qualidade e hospitalidade as comitivas das demais casas salesianas que participem nos XXVII JNS, e rumaremos em direção à JMJ com Alegria e Esperança. 

Um bom ano 2022/23 para todos vós.