Este ano letivo e pastoral, é marcado por um conjunto bem significativo de motivações: o triénio de Preparação para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude) 2023; o lema do Reitor-Mor “Fazei tudo por amor, nada por força», no ano em que se celebra o quarto centenário da morte de São Francisco de Sales (1567-1622), tudo isto em plena sintonia com o tema do ano pastoral para os ambientes salesianos de Portugal e Cabo Verde 2021-2022: “Levanta-te e Testemunha!”. São acontecimentos que serão vividos ao longo do ano pastoral, e que propiciam uma experiência de comunhão que anima a nossa ação apostólica.

É este o espírito que nos move para tornar a comunidade escolar, a comunidade paroquial e a comunidade salesiana, em ambientes de família e em escolas de vida e de amor.

O departamento da pastoral tem a seu cargo, fazer com que cada educador e evangelizador esteja próximo e atento às necessidades dos nossos destinatários. Cada ação, cada momento, cada atividade, tem em atenção os adolescentes, os jovens e as suas famílias, para lhes transmitir a alegria da certeza de que a maior prova do amor de Deus pela família humana foi a entrega total de Seu Filho Jesus Cristo.  

Saibamos ler os sinais dos tempos e saibamos refletir com “olhos atualizados” a importância da família (com todas as suas novas formatações) na construção duma sociedade melhor e na formação equilibrada dos mais novos.

Desafios elevados, mas para os concretizarmos contamos com o empenho e disponibilidade de cada elemento desta comunidade e de todos os que nela trabalham. Contamos com a força da fé e com a certeza da intercessão da Mestra, a quem o nosso Pai Dom Bosco nos confiou - Maria Auxiliadora dos Cristãos.

Pe. Salvador Mau Huno José

Coordenador da Pastoral | Sacerdote Salesiano

 

“Cada ação, cada momento, cada atividade, teve em atenção os adolescentes e os jovens e suas famílias,para lhes transmitir a alegria da certeza de que a maior prova do amor de Deus pela família humana foi a entrega total de Seu Filho”.