Notícias

  1. Catequese: início das atividades

    A catequese teve início no dia 19 de setembro, de uma forma muito simples e informal, uma vez que, ao contrário dos anos anteriores, por causa da pandemia da Covid-19, não houve a sessão de boas-vindas e de apresentação com todas as crianças e catequistas reunidas na igreja; em vez disso, as crianças foram acolhidas no pátio pelos respectivos catequistas e seguidamente foram por eles acompanhadas à sala destinada ao grupo, onde teve lugar a primeira sessão de catequese do corrente ano catequístico.

  2. Missa para as crianças da catequese e Escuteiros

    Como a lotação da igreja, para dar cumprimento às normas de distanciamento motivadas pela Covid19, ficou muito reduzida, foi-nos necessário antecipar a missa da catequese, para não coincidir com a missa vespertina das 18h30.  

    Assim, enquanto durar a situação provocada pela Covid, o primeiro ato da catequese acontece na igreja,  às 17h30, com a celebração da eucaristia para todas as crianças e adolescentes e também para os escuteiros do Agrupamento 320.

    Terminada a missa (por volta das 18h15/18h20), as crianças, acompanhadas das respetivas catequistas, encaminham-se para as suas salas, onde se desenrolarão as atividades catequísticas até às 19h30.

  3. Ligação entre Catequese e Agrupamento 320 de Escuteiros

    Há uma ótima articulação entre o Agrupamento  320 e a catequese. Por volta das 17h15 os dirigentes que têm nos seus grupos crianças ou adolescentes inscritos na catequese, acompanham-nos e entregam-nos à respetiva catequista. A partir deste momento estas crianças e adolescentes ficam confiados à responsabilidade dos seus catequistas, até os entregarem aos pais, no final da catequese (19h30).

  4. Celebrações festivas
    • Batismos e Primeiras Comunhões

      O mês de outubro foi o mês escolhido para a celebração de festas da catequese que não puderam ser realizadas nos passados meses de abril, maio e junho por causa da Covid19, nomeadamente os Batismos de crianças em idade de catequese e as Primeiras Comunhões, de acordo com o seguinte calendário:

  • Batismos e Primeiras Comunhões de crianças da catequese organizada pela Escola Salesiana: sábado dia 17 e sábado dia 24 (na parte da manhã).
  • Batismos e Primeiras Comunhões de crianças da catequese organizada pela Paróquia: sábado dia 24 e sábado dia 31 (na parte da tarde).
    • Sacramento do Crisma:
      • No dia 18 o senhor Arcebispo D. Francisco José administrou o Crisma a 21 crismandos provenientes da catequese da Paróquia e da catequese de adultos.
      • Para o sábado, dia 31, está marcada a segunda celebração do Crisma, desta vez para 31 crismandos, a maior parte dos quais provenientes da Escola Salesiana.