Núcleo de Apoio Psicopedagógico

Dirigido a toda a população eborense, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico disponibiliza as valências de Terapia da Fala e Psicologia Clínica.

Terapia da Fala

A Terapia da Fala é uma área da saúde responsável pela prevenção, avaliação e tratamento da comunicação humana. Abrange as áreas da articulação verbal, fluência, voz, respiração, deglutição, motricidade oral e facial, leitura e escrita.

A intervenção terapêutica desenvolve-se de acordo com um plano baseado nas necessidades específicas de cada criança. O desenvolvimento deste processo terapêutico exige uma estreita e constante cooperação entre o terapeuta, os familiares, e todos os profissionais de saúde e educação que acompanham o caso.

Os terapeutas da fala podem intervir em crianças que tenham: alterações da Linguagem, Comunicação ou Fala, alterações na Motricidade Oral e facial, alterações da Deglutição, alterações na Articulação Verbal, alterações da Voz, alterações da Leitura e Escrita, Atrasos do desenvolvimento, Gaguez, Surdez, Hiperatividade, Défice de atenção, Autismo, Trissomia, Dislexia, Síndromes e muitas outras crianças que necessitam de uma pequena ajuda para continuarem o seu processo de aprendizagem escolar.

O serviço de Terapia da Fala está disponível nas instalações dos Salesianos de Évora e a nossa terapeuta está disponível para esclarecer todas as questões relacionados com o mesmo.

 


Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é uma valência disponibilizada pelos Salesianos de Évora através do Artisport e que tem como objetivo a promoção da saúde mental e o bem-estar e desenvolvimento pessoal do indivíduo, uma resposta que até então era apenas dada em relação com a atividade escolar. Esta valência conta com a prestação de serviços de duas psicólogas (Ana César e Lúcia Oliveira) e realiza-se nas instalações do colégio, com a oferta de consultas de psicologia clínica, aconselhamento parental e avaliação psicológica. Esta valência está disponível para todos os alunos do colégio e alunos do Artisport, seus encarregados de educação e toda a comunidade docente e não docente do colégio Salesianos, com valores protocolados mais vantajosos. Além disso, existe também a possibilidade das consultas se realizarem no consultório das psicólogas com descontos igualmente vantajosos.